Auditório
October 15, 2020Salas de Aula
October 15, 2020Nota histórica
O Instituto São Boaventura é a casa de estudos da Província São Maximiliano Maria Kolbe, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, com sede em Brasília – DF. Os primeiros missionários poloneses, ao chegarem a Goiás, empreenderam o trabalho vocacional e de imprensa, favorecendo o aumento no número de vocacionados.
Na Cidade Ocidental em Goiás, no Convento Jardim da Imaculada, moravam os frades professos, que estudavam no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília, onde cursavam Filosofia e Teologia.
Em 1990, transferido o seminário para a cidade de Brasília, junto à paróquia São Francisco de Assis, localizada no SGAN 915, iniciou-se a discussão para empreender um instituto da Ordem. O assunto foi considerado amadurecido e o Conselho Custodial da época, em sua 101ª reunião, no dia 9 de junho de 1994, optou por iniciar no ano seguinte as atividades do Instituto de Filosofia e Teologia São Boaventura (IFITESB). Neste momento foram tomadas as providências legais junto à Ordem e à Igreja de Brasília. Quanto à escolha do nome que representaria o patrono do Instituto, a discussão comumente versava sobre quem seria o melhor nome da Escola Franciscana. Era unanimidade que era necessária uma personalidade que figurasse como símbolo daquilo que se pretendia ensinar e viver na comunidade acadêmica. Após diversas ponderações, optou-se por São Boaventura, em função de sua importância para a Ordem enquanto organização e cultura; outro fator preponderante para a escolha de São Boaventura deve-se ao fato de a faculdade da Ordem ter, em Roma, o nome de São Boaventura e este ser o exemplo daquilo que se pretende no Instituto: um conhecimento que leve a Deus e aos irmãos; enfim, o fato de a Cúria Geral, quando da ereção do Seminário de Brasília, haver-lhe dado o nome de São Francisco e São Boaventura, mas na prática, o Seminário passou a ser chamado de São Francisco e com o nome de São Boaventura dado ao Instituto, abre-se a possibilidade de lembrarmo-nos de alguém tão importante para a nossa Escola e para a Igreja. Nasceu assim o Instituto de Filosofia e Teologia São Boaventura (IFITESB).
O Instituto começou o seu trabalho no dia 25 de fevereiro de 1995. Na ocasião houve a santa missa presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão; seguiu-se a aula inaugural, proferida pelo nosso confrade Frei João Wilk, atualmente bispo de Anápolis – GO.
Naquela ocasião iniciaram-se as atividades dos cursos livres de Filosofia e Teologia. Formaram-se duas turmas, num total de dezoito alunos, oriundos das comunidades religiosas dos Franciscanos, Beneditinos, Mercedários e Josefinos.
No ano de 1999, foram aprovados os estatutos e, então, o IFITESB passou a ser denominado Instituto São Boaventura (ISB). A intenção era mostrar a instituição como um local de divulgação da espiritualidade, ciência e doutrina franciscana. Neste período, os cursos seminarísticos foram divididos em Filosofia e Teologia, com a duração de três e quatro anos, respectivamente.
Atualmente, do ponto de vista acadêmico, o Instituto publica a Revista Científica Itinerários, tendo os números anteriores uma tiragem quadrimestral, sendo, portanto, a proposta atual que esta apresente periodicidade anual. A Itinerários reúne artigos com temas específicos de franciscanismo, filosofia e teologia. Tal publicação tem-se mostrado uma experiência frutuosa, pelo que se deduz na sua aceitação, e pelo interesse que se faz sentir por parte da comunidade acadêmica.
Um dos grandes desafios do Instituto é o de formar professores próprios da Ordem, por isto procura-se, há alguns anos, oferecerem aos frades a possibilidade de progressão nos estudos, quer seja no exterior, quer seja em universidades brasileiras.
Desde 21 de setembro de 1999, o Instituto está afiliado à Pontifícia Faculdade São Boaventura de Roma, o Seráfico, e mantém um curso de Bacharelado de Teologia no período noturno, onde a província sustenta como apostolado a dimensão do anúncio cristão, a fim de contribuir para a Igreja Universal e local e para a família franciscana. Mantém também cursos livres para a formação dos agentes de pastorais inseridos nas comunidades.
Além dessas iniciativas, o Instituto empenha-se em comunicar aos estudantes a dimensão reflexiva da realidade franciscana dos vários segmentos que integram a grande família do Poverello de Assis, tentando antes de tudo reativar o espírito de unidade e partilha e de cosmovisão franciscana, na busca de construir uma força de integração para as terras do Brasil.
Enfim, o Instituto São Boaventura ainda está em fase de crescimento através desses projetos, buscando uma profunda interação cultural, espiritual e acadêmica.